terça-feira, 18 de maio de 2010

ESPANHA


Capital:
Madrid

Língua oficial: Espanhol

Área: 504.030 km²

População: 46.063.511 habitantes (estimativa 2008)

Moeda: euro


A SELEÇÃO


Ranking na Fifa: 2 º

Mundiais disputados: 12

Melhor colocação: 5º lugar (2002).


O DESTAQUE


Fernando Torres

Posição: Atacante

Idade: 25 anos

Altura: 1,85m

Copas disputadas: 2006

Clube atual: Liverpool (Inglaterra)

Poucas vezes uma seleção que ainda não conquistou o título chegou a uma Copa do Mundo com tanto ar de favoritismo quanto a Espanha chega à África do Sul. E existem motivos de sobra para tanto. O time é o atual campeão europeu com direito à vitória sobre a poderosa Alemanha na decisão e detém o recorde de 35 jogos invicto - o qual divide com o Brasil.

O único revés neste período de ouro iniciado em 2007 aconteceu na Copa das Confederações do ano passado. Na semifinal, com todo favoritismo diante dos EUA, a Fúria caiu por 2x0 frustrando todos os amantes do futebo, que vislumbravam uma final entre os europeus e os brasileiros.

Nas eliminatórias a campanha foi impecável com vitórias em todos os jogos e o segundo melhor ataque, com 28 gols nos dez jogos. Porém, de bons retrospectos antes do Mundial a história espanhola está cheia. Não é a primeira vez que a seleção chega forte numa Copa. Mas caía antes da hora e ganhou a fama de amarelona.

Para acabar de vez com essa escrita, o técnico Vicente Del Bosque com uma legião de grandes jogadores. Na defesa ele tem Sergio Ramos e Piqué. No meio, Xavi e Iniesta, além da dupla de ataque Davi Villa e Fernando Torres. Tem vaga até para brasileiro. O meia Marcos Senna, do Villarreal está na lista para o Mundial.

SUÍÇA


Capital: Berna

Língua oficial: Alemão, francês, italiano e romanche

Área: 141.290 km²

População: 7.581.520 habitantes (estimativa 2008)

Moeda: franco suíço


A SELEÇÃO


Ranking na Fifa: 26 º

Mundiais disputados:8

Melhor colocação: 5º lugar (1954).


O DESTAQUE


Alexander Frei

Posição: Atacante

Idade: 30 anos

Altura: 1,79m

Copa disputada: 2006

Clube atual: Basel (Suíça)


É apostando na defesa que a Coreia do Norte chega em sua segunda Copa do Mundo. Afinal, o time é praticamente desconhecido da comunidade do futebol e sua campanha nas eliminatórias é um bom retrato do que os gramados da África do Sul verão. Foram nada menos do que cinco empates por 0x0, o último deles com os irmãos do Sul, que classificou ambos para o Mundial.

E quis o destino que essa defesa caísse no grupo mais forte do Mundial. Afinal, os zagueiros norte-coreanos verão pela frente ninguém menos do que Kaká, Luís Fabiano, Cristiano Ronaldo e Didier Drogba. O futebol da seleção deve ficar tão escondida quanto as informações sobre o país, um dos mais fechados do mundo.

Para se ter uma ideia, a lista de convocados não foi divulgada para a imprensa como a maioria dos demais participantes. Os jogadores conhecidos foram apenas os que atuam fora do país. Coube à Fifa apresentar todos os 23 jogadores. Apenas três jogam fora de casa: o atacante Jong Tae-Se, do Kawasaki Frontale do Japão, conhecido como ‘Rooney da Ásia’, o volante An Yong Hak, do japonês Omiya Ardija, além do também atacante Hong Yong-Jo, que atua no Rostov da Rússia.

Hak é considerado o destaque do time, outra prova de que a marcação será a tônica. Na outra copa que disputou, em 1966, o time primava pela correria. E foi desse modo que classificou-se para a segunda fase e chegou a abrir 2x0 sobre Portugal - adversário novamente desta vez - nas quartas de final. Um inspirado Eusébio comandou a virada para 5x3.

HONDURAS


Capital:
Tegucigalpa

Língua oficial: Espanhol

Área: 112.492 km²

População: 7.810.848 habitantes

Moeda: lempira


A SELEÇÃO


Ranking na Fifa: 40 º

Mundiais disputados: 1

Melhor colocação: 18º lugar (1982)


O DESTAQUE


David Suazo

Posição: Atacante

Idade: 30 anos

Altura: 1,82m

Copa: 2006

Primeira Copa do Mundo.

Clube atual: Genoa (Itália)

Só o fato de chegar à sua segunda Copa do Mundo (a primeira foi em 1982) é motivo de festa entre os hondurenhos. Afinal, a seleção tem como um de seus maiores feitos ter vencido o Brasil há nove anos. Na Copa América de 2001 aplicou 2x0 e desencadeou uma grande crise de confiança da torcida em relação à Canarinha - que seria pentacampeã um ano depois.

E o time tem que chegar com espírito de festa mesmo. Pois, acrescentando-se ao fato de não ter grandes jogadores, uma das maiores esperanças de gols está fora do Mundial. O atacante Carlo Costly quebrou o pé direito na semana passada durante uma partida pelo Campeonato Romeno - defende o FC Vaslui.

Por isso, a responsabilidade recai sobre os ombros de uma dupla de ataque veterana. David Suazo, de 30 anos, deve formar a dupla com Carlos Pavón, de 36. O restante do time é formado apenas por jogadores esforçados e que devem lutar para não ser o saco de pancadas do grupo.

Nas eliminatórias da Concacaf, os hondurenhos surpreenderam ao deixar para trás a Costa Rica, normalmente a terceira força do continente. No último amistoso, decepção: perdeu para o eterno saco de pancadas da América do Sul (a Venezuela) por 1x0 em casa.

CHILE


Capital:
Santiago

Língua oficial: Espanhol

Área: 756.950 km²

População: 16.598.074 habitantes

Moeda: peso chileno

A SELEÇÃO


Ranking na Fifa: 15 º

Mundiais disputados: 7

Melhor colocação:3º lugar (1962)


O DESTAQUE


Jorge Valdivia

Posição:Meia-atacante

Idade: 26 anos

Altura: 1,73m

Primeira Copa do Mundo

Clube atual: Al Ain (Emirados Árabes Unidos)

Depois de um início vacilante, o Chile engrenou nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa 2010 e conseguiu a classificação até com folga. Ficou em segundo lugar somente atrás do Brasil deixando para trás os tradicionais Uruguai e Argentina. Muito disso deve-se ao trabalho de um argentino: Marcelo Bielsa.

O treinador montou um time ofensivo, aliás como fizera no qualificatório para a Copa 2002 quando estava à frente dos portenhos. Agora, resa a El Loco, como é conhecido, mudar a história quando o Mundial começar para valer, pois na Argentina foi vergonhosamente eliminado na primeira fase.

Bielsa tem em mãos uma boa geração, comandada pelo atacante Humberto Suazo, que defende o Zaragoza, da Espanha. Ele marcou dez gols e terminou como artilheiro das eliminatórias do continente. Sanchez e Beausejour completam o trio ofensivo que tem o ex-palmeirense Valdivia para alimentá-los no meio de campo.

Embora tenha caído no grupo de uma das maiores potências da atualidade, a Espanha, os chilenos devem travar uma batalha ferrenha com a Suíça pelo segundo lugar do grupo. Neste caso, seria um autêntico duelo de ataque contra defesa, uma vez que os europeus são famosos por seu ferrolho.

BRASIL

Capital: Brasília

Língua oficial: Português

Área: 8.514.876,599 km²

População: 191.480.630 habitantes (estimativa 2009)

Moeda: real


A SELEÇÃO


Ranking na Fifa: 1 º

Mundiais disputados: 18

Melhor colocação: campeão (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002).


O DESTAQUE


Kaká (Ricardo Izecson dos Santos Leite)

Posição: Meia

Idade: 27 anos

Altura: 1,86m

Copas disputadas: 2002 e 2006

Clube atual: Real Madrid (Espanha)

A coisa mais fácil do mundo é apontar o Brasil como favorito para uma Copa. Afinal, trata-se do maior vencedor da competição (5 títulos), o que mais disputou finais (7, junto com a Alemanha), mais venceu (64) e mais marcou gols (201). Para completar ocupa o primeiro lugar no ranking da Fifa e vem de títulos da Copa América (2007), Copa das Confederações (2009).

Nas eliminatórias sul-americanas não passou grandes sustos e terminou em primeiro lugar. Nos 18 jogos disputados só perdeu dois, inclusive com direito a goleada no Uruguai por 4x0 em pleno Centenário e um maiúsculo 3x1 na Argentina, em Rosário. Ainda assim muita gente quer a cabeça do técnico Dunga pela não convocação dos santistas Neymar (atacante) e Paulo Henrique Ganso (meia) sensações do início de temporada no Brasil.

Mas o que ninguém pode reclamar é da falta de coerência do treinador na convocação do grupo de 23 para o Mundial. A base é a mesma dos últimos três anos e meio. O esquema tático também está definido e guarda algumas semelhanças com o grupo tetracampeão nos EUA e que tinha o próprio Dunga como capitão.

O que pode preocupar é a má fase de boa parte dos jogadores às vésperas da Copa. O principal deles é o meia Kaká, com uma pubalgia crônica que o fez jogar muito abaixo de sua capacidade no Real Madrid. E em seu terceiro mundial, o ex-jogador do São Paulo tem mais uma chance de provar porque já foi eleito o melhor do mundo (2007). Em 2002 viu o penta do banco. Quatro anos depois não brilhou - aliás como toda seleção.

Os pontos fortes estão na defesa, a começar pelo goleiro Júlio César, tido por muitos especialistas como número um da posição atualmente. Seus dois companheiros de Inter de Milão, o lateral Maicon e o zagueiro e capitão Lúcio também estão na crista da onda.

O setor ofensivo começa a dar mostras de recuperação. De volta ao Santos, Robinho reencontrou a alegria de jogar e encontra-se em franca ascensão. Já Luís Fabiano, artilheiro da Era Dunga com 19 gols, tem uma grande chance de fazer a torcida, órfã de Ronaldo, sorrir novamente.

Na reserva ainda existem boas opções como os zagueiros Luisão e Thiago Silva, além do lateral-direito Daniel Alves, também utilizado - e bem - no meio de campo. Para o ataque, a velocidade de Nilmar pode ser útil para o já mortal contra-ataque Canarinho.


COREIA DO NORTE


Capital: Pyongyang

Língua oficial: Coreano

Área: 120.540 km²

População: 23.906.000 habitantes (estimativa 2009)

Moeda: won norte-coreano


A SELEÇÃO


Ranking na Fifa: 106 º

Mundiais disputados: 1

Melhor colocação: 8º lugar (1966).


O DESTAQUE


An Yong-Hak

Posição: Volante

Idade: 31 anos

Altura: 1,82m

Primeira Copa do Mundo.

Clube atual: Omiya Ardija (Japão)


É apostando na defesa que a Coreia do Norte chega em sua segunda Copa do Mundo. Afinal, o time é praticamente desconhecido da comunidade do futebol e sua campanha nas eliminatórias é um bom retrato do que os gramados da África do Sul verão. Foram nada menos do que cinco empates por 0x0, o último deles com os irmãos do Sul, que classificou ambos para o Mundial.

E quis o destino que essa defesa caísse no grupo mais forte do Mundial. Afinal, os zagueiros norte-coreanos verão pela frente ninguém menos do que Kaká, Luís Fabiano, Cristiano Ronaldo e Didier Drogba. O futebol da seleção deve ficar tão escondida quanto as informações sobre o país, um dos mais fechados do mundo.

Para se ter uma ideia, a lista de convocados não foi divulgada para a imprensa como a maioria dos demais participantes. Os jogadores conhecidos foram apenas os que atuam fora do país. Coube à Fifa apresentar todos os 23 jogadores. Apenas três jogam fora de casa: o atacante Jong Tae-Se, do Kawasaki Frontale do Japão, conhecido como ‘Rooney da Ásia’, o volante An Yong Hak, do japonês Omiya Ardija, além do também atacante Hong Yong-Jo, que atua no Rostov da Rússia.

Hak é considerado o destaque do time, outra prova de que a marcação será a tônica. Na outra copa que disputou, em 1966, o time primava pela correria. E foi desse modo que classificou-se para a segunda fase e chegou a abrir 2x0 sobre Portugal - adversário novamente desta vez - nas quartas de final. Um inspirado Eusébio comandou a virada para 5x3.

COSTA DO MARFIM


Capital:
Yamoussoukro

Língua oficial: Francês

Área: 322.463 km²

População: 20.179.602 habitantes (estimativa 2008)

Moeda: franco CFA


A SELEÇÃO


Ranking na Fifa: 27 º

Mundiais disputados: 1

Melhor colocação: 19º lugar (2006).


O DESTAQUE


Didier Drogba

Posição: Atacante

Idade: 31 anos

Altura: 1,89m

Copa: 2006

Primeira Copa do Mundo.

Clube atual: Chelsea (Inglaterra)

Um time talentoso no papel mas que ainda precisa provar em campo quem tem bola suficiente. Para a Costa do Marfim é esse o desafio na Copa da África do Sul. E quis o destino que os Elefantes Brancos tenham que provar sua capacidade diante de seleções mais tradicionais como Brasil e Portugal.

Nos oito jogos pelas eliminatórias da África do Sul, os marfinenses passearam. Foram 12 jogos sem conhecer derrotas: oito vitórias e quatro empates. Isso rendeu um aproveitamento de 77% dos pontos e um ataque arrasador, com 29 gols marcados - média de 2,4.

Muito disso deve-se ao talento do atacante Didier Drogba, uma das maiores estrelas do Chelsea, da Inglaterra. Ao lado dele, jogadores com prestígio semelhante em grandes times da Europa, como Keita, Yaya Touré, Eboué e Kalou. Será preciso reduzir a oscilação: na Copa Africana naufragou frente a Angola, nas quartas de final.

Para dar um padrão mais consistente, um técnico experiente em copas: o sueco Sven-Goran Eriksson. Na convocação para o Mundial ele já avisou que o jogo em equipe será fundamental. "Esperar que Drogba irá lá e marcar todos os gols não é o suficiente. Se não jogarmos como uma equipe, não iremos impressionar".

PORTUGAL


Capital: Lisboa

Língua oficial: Português

Área: 91.985 km²

População: 10.651.121 habitantes (estimativa 2008)

Moeda: euro

a seleção


Ranking na Fifa: 3 º

Mundiais disputados:4

Melhor colocação: 3º lugar (1966).


O DESTAQUE


Cristiano Ronaldo

Posição: Meia-atacante

Idade: 24 anos

Altura: 1,86m

Copa: 2006

Clube atual: Real Madrid (Espanha)

Depois que Luiz Felipe Scolari deixou o comando da seleção de Portugal após a Copa da Alemanha o time nunca mais foi o mesmo. Ainda que continue contando com jogadores de bom nível, tendo como expoente maior o meia-atacante Cristiano Ronaldo, os lusos sofreram nas eliminatórias, tanto que só conseguiram a classificação na repescagem com duas vitórias por 1x0 sobre a Bósnia-Herzegovina.

Muito disso deveu-se ao fraco aproveitamento do ataque, já que a defesa mostrou serviço com apenas cinco gols sofridos - a melhor do continente. Por isso, o técnico Carlos Queiroz não pensou duas vezes em convocar o atacante brasileiro Liédson, tão logo ele naturalizou-se.

O ex-jogador do Flamengo não é o único luso-brasileiro. O meia Deco, que vai para sua segunda copa, já anunciou que após a competição estará aposentado da seleção portuguesa. O volante e zagueiro Pepe é o terceiro brasuca da lista. Este último, no entanto, ainda é dúvida devido uma grave lesão no joelho direito. A segunda estrela da equipe é o meia Nani, que atravessa grande fase no Manchester United.

Mesmo num grupo forte, o treinador tem grandes ambições. O objetivo de Carlos Queiroz é repetir o feito de quatro anos atrás quando Portugal chegou às semifinais, tendo sido eliminado pela França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário