quinta-feira, 14 de julho de 2011

Brasil, vence e se classifica para as quartas

Teve direito a tudo: erros do goleiro, atacantes desencantando e muita tensão, principalmente no primeiro tempo. Mas o Brasil mostrou evolução ofensiva e venceu o Equador por 4x2 nesta quarta-feira (13), no estádio Mario Kempes, em Córdoba. A primeira vitória valeu a classificação em primeiro lugar no grupo B da Copa América. Nas quartas de final, o adversário será o Paraguai, no próximo domingo.


Apesar da dianteira no marcador, o panorama não mudou muito com exceção de um isolado contra-ataque bem coordenado entre Robinho e Maicon. O atacante do Milan chutou forte, mas acertou a trave esquerda. O Equador foi à frente e contou com a falha de Julio Cesar aos 37. Caicedo mandou rasteiro mas fraco. A bola passou por baixo do goleiro brasileiro, que demorou a se atirar. Nos minutos finais, o time equatoriano finalmente resolveu jogar e chegou a pressionar os pentacampeões mundiais.

No intervalo, Mano Menezes não mexeu no time e a dupla do Santos finalmente deu o ar da graça logo no início. Ganso recebeu pouco antes da meia-lua de costas para o gol. Ele girou e entregou para Neymar, que entrava na área. A Joia da Vila finalmente não fez firula: chutou forte, sem chance de defesa para Elizaga.

Mas o filme do primeiro se repetiu. Nova bobeira de marcação na frente da área e Caicedo recebeu para chutar rasteiro, desta vez com um pouco mais de força. A bola era defensável, mas Julio Cesar pulou atrasado e viu a bola passar. Com a defesa vacilante, o ataque resolveu mostrar serviço. Apenas três minutos depois, uma bela triangulação entre Robinho, Ganso e Neymar resultou no terceiro gol.

Neymar chutou e desta vez foi o goleiro Elizaga falhou. Deu rebote e Pato mostrou a coragem que todo centroavante deve ter ao entrar dividindo com dois adversários e fazer o terceiro. O quarto não demorou muito, pois o Equador sentiu o golpe e desestruturou seu sistema defensivo. Maicon aproveitou e, aos 26, fez jogada de linha de fundo e cruzou rasteiro. Neymar apareceu pelo meio e completou para o gol.

Com 4x2 no placar, o time passou a jogar menos tenso e os erros diminuíram consideravelmente. Houve até chance de ampliar, já que o Equador adiantou seus jogadores e os contra-ataques apareceram. Robinho, Fred e Maicon chegaram perto mas não concluíram com êxito.

Ficha do jogo:

Brasil: Julio Cesar; Maicon, Lúcio, Thiago Silva e André Santos; Lucas Leiva, Ramires e Paulo Henrique Ganso (Elias); Robinho, Alexandre Pato (Fred) e Neymar (Lucas). Técnico: Mano Menezes.

Equador: Elizaga; Reasco (Achiler), Norberto Araujo, Erazo e Ayoví; Noboa, Minda, Michael Arroyo e Méndez (Mina); Benítez e Caicedo. Técnico: Reinaldo Rueda.

Local: Mario Kempes (Córdoba). Árbitro: Roberto Silvera (Uruguai). Assistentes: Miguel Nievas (Uruguai) e Hernan Maidana (Argentina). Gols: Alexandre Pato, aos 28; e Caicedo, aos 37 do primeiro tempo. Neymar, aos quatro; Caicedo, aos 13; Alexandre Pato, aos 16; Neymar, aos 26. Cartões amarelos: André Santos e Noboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário