quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Notícias sobre a equipe do Chelsea:

O Chelsea é a única equipe ainda com 100% de aproveitamento na Liga dos Campeões da Europa. Já classificada para as oitavas de final, a equipe inglesa recebeu o Zilina nesta terça-feira, no Estádio Stamford Bridge, em Londres, e ganhou por 2 a 1. Com isso, assegurou também a primeira colocação do Grupo F.

Mesmo poupando os titulares nesta terça-feira, o Chelsea somou a sua quinta vitória em cinco jogos disputados e chegou aos 15 pontos no Grupo F. A segunda colocação é do Olympique de Marselha, que passou a ter nove pontos depois de ganhar do Spartak Moscou por 3 a 0, em confronto realizado mais cedo.

No jogo desta terça-feira em Londres, o Chelsea teve trabalho para vencer o lanterna da chave, mas conseguiu a virada no final. Bello abriu o placar para o Zilina aos 19 minutos do primeiro tempo. A reação inglesa veio apenas na segunda etapa, com os gols de Sturridge, aos seis, e de Malouda, já aos 41.

Assim, a última rodada do Grupo F, no dia 8 de dezembro, servirá apenas para cumprir tabela: Olympique de Marselha x Chelsea e Zilina x Spartak Moscou. As vagas são do Chelsea e do Olympique de Marselha. E, como o Zilina ainda não pontuou, a terceira colocação já é do Spartak Moscou, que irá para a Liga Europa.

Notícias sobre a equipe da Roma:

A festa no estádio Olímpico, em Roma, foi enorme nesta terça-feira. A equipe da casa jogava uma partida decisiva pela quinta rodada do Grupo E da Liga dos Campeões e perdia para o Bayern de Munique, da Alemanha, por 2 a 0, no primeiro tempo. Com garra e superação, comandada por seu capitão Francesco Totti a Roma conseguiu uma virada heroica para 3 a 2 e ficou mais perto da classificação às oitavas de final.

Agora com nove pontos, a equipe italiana está a um empate da vaga à próxima fase da competição europeia. No dia 8 de dezembro viaja até a Romênia para enfrentar o já eliminado Cluj, que não tem mais chances de avançar nem para a Liga Europa. O seu rival é o Basel, que na Suíça derrotou o time romeno por 1 a 0 - gol de Almerares, aos 15 minutos do primeiro tempo - e chegou a seis pontos. Na última rodada, joga contra o Bayern, em Munique, e, além de vencer, tem de contar com uma derrota da Roma.

O primeiro tempo da partida no estádio Olímpico foi todo do clube alemão, que está com 12 pontos e já garantiu a primeira colocação da chave. Tanto é que conseguiu marcar seus dois gols em um intervalo de apenas seis minutos. Aos 33, o centroavante Mário Gomez aproveitou um cruzamento pelo lado direito e tocou para as redes. Aos 39, o mesmo atacante marcou mais uma vez.

As coisas mudaram na segunda etapa. Com raça e disposição, a Roma conseguiu diminuir logo aos quatro minutos com o atacante Marco Borriello. A pressão italiana prosseguiu por todo o período e o empate chegou aos 36 com o meia Daniele de Rossi. A igualdade já deixava a equipe italiana em uma boa situação no grupo, mas a vontade de todos na Roma a levaram à vitória em um gol de pênalti de Totti, aos 39 minutos.

Milan ganha fora de casa e garante vaga antecipada

Mesmo jogando fora de casa, o Milan derrotou o Auxerre por 2 a 0 nesta terça-feira, e conseguiu a classificação antecipada para as oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. No outro jogo do dia no Grupo G, o Real Madrid, que já tinha garantido a sua vaga anteriormente, visitou o Ajax em Amsterdã e goleou por 4 a 0, assegurando a primeira colocação da chave.

Com os resultados desta terça-feira, o Real Madrid lidera o Grupo G com 13 pontos. O Milan, por sua vez, aparece com oito pontos, sem risco de perder a segunda posição para o Ajax, que tem quatro, ou para o Auxerre, que está com três. Assim, a última rodada da chave, marcada para acontecer no dia 8 de dezembro, servirá apenas para definir o terceiro colocado.

No jogo em Auxerre, o Milan abriu o placar com um bonito gol do atacante sueco Ibrahimovic, que acertou um forte chute aos 19 minutos do segundo tempo. Aos 40, ele foi substituído pelo brasileiro Ronaldinho Gaúcho, que ainda teve tempo para ampliar: aos 46, aproveitou boa jogada do também brasileiro Robinho e tocou no canto do goleiro da equipe francesa.

Em Amsterdã, o Real Madrid comprovou seu bom momento na temporada e não teve problemas para derrotar o Ajax. O destaque foi novamente o astro português Cristiano Ronaldo, que marcou dois gols no segundo tempo da partida, sendo um deles de pênalti. Antes disso, o francês Benzema e o espanhol Arbeloa já tinha feito 2 a 0 para a equipe espanhola na primeira etapa.

Na sexta e última rodada do Grupo G da Liga dos Campeões, os dois jogos estão programados para acontecer no dia 8 de dezembro: Real Madrid x Auxerre e Milan x Ajax. E tanto a equipe francesa quanto a holandesa entram em campo sonhando com a conquista da terceira colocação da chave, que dá vaga na Liga Europa.

Santos tenta adiar apresentação de Neymar na Sub-20

Até mesmo Adilson Batista entrou na jogada para tentar adiar a apresentação do atacante Neymar à seleção brasileira Sub-20 para a disputa do Sul-Americano da categoria, em janeiro, no Peru - a convocação ainda não saiu, mas ele é nome certo na lista do técnico Ney Franco. Para dar férias ao garoto, o Santos contou até mesmo com a ajuda de seu novo treinador, que só assume o cargo depois do Brasileirão.

Ao lado do gerente de futebol Paulo Jamelli, Adilson Batista conversou com Ney Franco sobre a possibilidade de adiar a apresentação de Neymar. A seleção Sub-20 deve se reunir para começar a preparação logo depois do final do Brasileirão, no começo de dezembro, mas o Santos pede para o seu atacante se juntar ao grupo apenas em janeiro.

"Por enquanto, nada foi resolvido. Eu e o Adilson estamos conversando com Ney Franco e aguardamos por uma solução. Procuramos mostrar que Neymar teve um ano desgastante, dentro e fora de campo, com mais de 60 jogos disputados na temporada (foram 61 pelo Santos e dois pela seleção brasileira) e que no próximo ano será mais exigido ainda. Serão jogos do Campeonato Paulista, da Libertadores, da Sub-20, da Copa América. Por isso, Neymar precisa de férias agora", argumentou Paulo Jamelli.

Se o Santos não conseguir adiar a apresentação, Neymar deve ficar de fora das duas últimas rodadas do Brasileirão - jogos contra Avaí e Flamengo -, para poder tirar férias antecipadas e, assim, descansar um pouco antes de se juntar à seleção Sub-20.

Fonte: tironogol.blogspot.com

Santa Cruz é a favor de jogos em curto espaço de tempo no Estadual

Ao contrário de Sport e Náutico, que já se mostraram contrários à grande quantidade de jogos num intervalo curto no início do Campeonato Pernambucano - oito jogos em 14 dias - o Santa Cruz mostra-se favorável à iniciativa da Federação Pernambucana de Futebol e deve votar a favor na reunião marcada para esta quinta-feira (24), às 16h.

De acordo com o diretor de futebol e representante do tricolor na entidade, Albertino dos Anjos, a primeira intenção é ouvir o que o Sindicato dos Atletas Profissionais tem a dizer, mas deixou bem claro sua posição. "Entendemos que o calendário é estreito, até porque precisamos respeitar o período de férias dos jogadores", disse.

Inclusive ele afirmou que, para o tricolor, é melhor que a competição comece no dia 16 de janeiro, devido à dificuldade que vem sendo encontrada para contratar jogadores e utilizou o exemplo de outros esportes, como basquete e vôlei para fundamentar sua teoria.

"Dá para fazer em duas semanas, isso acontece no vôlei e basquete. É início de temporada e serão apenas duas semanas. Os jogadores reclamam quando não tem jogo durante a semana. Quando tem jogo, reclamam também", pontuou. Mas entre os jogadores.

JOGADORES - As negociações para trazer jogadores não têm grandes novidades. O técnico Zé Teodoro, que está em São Paulo, foi vago ao falar dos contatos que vem fazendo. "Estamos abrindo possibilidades, mas é preciso paciência. Estamos conversando para ver quem vai ficar disponível", informou.

O volante Éverton (ex-Sport) está praticamente descartado por pedir um salário considerado fora do que o clube pode pagar. Comenta-se que ele tenha pedido R$ 25 mil.

Fonte: tironogol.blogspot.com

Náutico só tem oito jogadores garantidos para próxima temporada

Não bastasse o elenco reduzido - o clube chega a última rodada da Série B com apenas 21 atletas - a maior parte deles tem contrato terminando ao final da atual temporada, o que obrigará a diretoria do Náutico a trabalhar em ritmo intenso para formar seu grupo para iniciar o ano de 2011.

Os oito que têm compromisso até o fim do próximo ano são os seguintes: Rodrigo Carvalho (goleiro), Glédson (goleiro), Diego Bispo (zagueiro), Flávio (lateral-direito), Nílson (volante), Dinda (meia), Geílson e Joélson (atacantes).

Dos 13 que encerram ao final da atual temporada, especula-se que sete serão procurados para renovar o vínculo: Bruno (goleiro), Wescley e Walter (zagueiros), Ramirez e Élton (volantes), Erick Flores (meia) e Bruno Meneghel (atacante). Porém, tudo vai passar, primeiro, pelo treinador, pois o primeiro da lista é Roberto Fernandes.

Fonte: tironogol.blogspot.com

sábado, 20 de novembro de 2010

Milan bate Fiorentina com golaço de Ibra

Com um golaço de meia-bicicleta de Ibrahimovic, o time rubro-negro segue na liderança da competição.

ibrahimovic chuta para marcar gol do milan sobre a fiorentina

O craque brasileiro não jogava desde o empate de 2 a 2 com o Real Madrid, dia 3 deste mês, pela Liga dos Campeões. Depois, ficou fora nas vitórias contra Bari (3 a 2), Palermo (3 a 1) e Inter de Milão (1 a 0). Na últma quarta, o ex-gremista foi titular da Seleção Brasileira na derrota de 1 a 0 para a Argentina após um ano e meio sem vestir a amarelinha. Neste sábado, ficou no banco e só entrou aos 40 do segundo tempo (a partida acabou aos 48).

No retorno a Milão após o jogo do Brasil, Ronaldinho gerou polêmica por ter sido flagrado por um torcedor deixando um restaurante, que promove shows de samba, às 2h de sexta-feira (madrugada de quinta para sexta). À tarde, o técnico Massimiliano Allegri comentou o assunto e disse que este horário não é bom para atletas estarem na rua. O treinador disse também que dificilmente escalará o camisa 80 ao lado de Ibrahimovic e Robinho.

O gol do Milan foi marcado aos 45 do primeiro tempo. Ibrahimovic recebeu de Gattuso na área, dominou, levantou a bola com uma embaixadinha e acertou uma meia-bicicleta, sem defesa para o goleiro Boruc. Golaço.

Na comemoração, uma cena inusitada. Após dar um soco no ar à la Pelé, o sueco sentiu dores no braço direito. Logo em seguida, foi derrubado pelos companheiros e sentiu mais dores. Por causa disso, Ibra teve que receber tratamento médico no campo.

Apesar da vitória, o Milan não teve uma bela atuação e só conseguiu evitar um fracasso em casa por causa dde um bom dia do goleiro Abiatti, que fez grandes defesas e evitou o gol da Fiorentina em pelo menos três boas oportunidades. No segundo tempo, Allegri tirou Robinho e colocou Boatenga. Ronaldinho entrou em campo somente aos 40 minutos, no lugar de Seedorf, e pouco tocou na bola.


Em mais um show de Messi, Barça humilha Almería de Diego Alves: 8 a 0

Com o show, Messi atingiu a marca de 101 gols na história da liga espanhola. Atualmente, é o vice-artilheiro do campeonato com 13 gols, dois a menos que Cristiano Ronaldo. Iniesta, Acasiete (contra), Pedro e Bojan (duas vezes) também marcaram contra o Almería.

O time de Pep Guardiola contou com a ajuda da péssima atuação da defesa da equipe da casa, que deixava Messi e cia. entrarem cara a cara com Diego Alves em todos os ataques. Em apenas 36 minutos, o time de Pep Guardiola marcou cinco vezes no primeiro tempo. Aos 16, belo bol para abrir o placar: Messi tabelou com David Villa, que devolveu de letra, e chutou sem defesa para Diego Alves. Dois minutos depois, Iniesta aproveitou falha da zaga dentro da área e fez 2 a 0.

O terceiro foi contra de Acasiete, que tentou cortar o cruzamento do brasileiro Maxwell e atrapalhou o goleiro do Almería aos 26. Depois de um lançamento do campo de defesa, Pedro esperou a saída de Diego Alves e tocou para marcar o quarto, aos 34. O quinto foi de Messi, que chutou duas vezes para vencer o goleiro brasileiro e marcar seu 100º gol na liga, dois minutos depois.

Na etapa final, Guardiola tirou Xavi e Iniesta para as entradas de Thiago Alcântara (filho do tetracampeão Mazinho) e Keita. Mas deixou Messi em campo. E o argentino continuou destruindo a defesa rival. Aos 17, deixou Bojan na frente de Diego Alves e o atacante fez 6 a 0. Quatro minutos depois, o argentino aproveitou rebote na área após falha do goleiro e marcou o sétimo, seu 101º na história do campeonato. O oitavo de Bojan, novamente depois de bom passe de Messi, 27.


Cristiano Ronaldo faz três, Real goleia e esquenta o clássico

No duelo particular entre os melhores do mundo, Cristiano Ronaldo igualou o feito de Lionel Messi e também marcou três vezes.

Além de evitar que o Barça assumisse o primeiro lugar, o Real também continua com o artilheiro da competição: o português agora tem 15 gols, dois a mais que o argentino. Higuaín e Sergio Ramos, de pênalti, também balançaram a rede, e Llorente descontou para o Bilbao (nono colocado, com 16 pontos).

Agora, os "galácticos" somam 32 pontos em 12 rodadas, contra 31 do Barça. Antes do clássico do dia 29 no Camp Nou, os dois rivais entram em campo pela Liga dos Campeões. Na terça-feira, o Real visita o Ajax, pelo Grupo G. Um dia depois, a equipe treinada por Pep Guardiola encara o Panathinaikos na Grécia.

O primeiro gol do Real foi marcado pelo argentino Higuaín, aos 19 da etapa inicial, após passe do compatriota Di Maria. Dez minutos depois, Cristiano Ronaldo recebeu na entrada da área e bateu de canhota, sem defesa para o goleiro Iraizoz. O Bilbao descontou aos 40, quando Llorente aproveitou rebote de Casillas.

A equipe de Mourinho chegou ao terceiro gol aos 12 do segundo tempo. Di Maria foi derrubado na área, o árbitro Alberto Undiano marcou pênalti, Sergio Ramos pediu para cobrar e bateu bem, deixando 3 a 1 no placar.

Cristiano Ronaldo voltou a marcar aos 17, de falta, com grande ajuda de Iraizoz: o português arriscou de longe, a bola passou pela barreira e o goleiro se enrolou, perdendo o tempo da defesa e deixando a bola entrar.

Aos 46, Granero foi derrubado na área. Outro pênalti para o Real. Cristiano Ronaldo cobrou com paradinha e marcou, mas o árbitro mandou repetir. Sem paradinha, o português chutou bem e fez o quinto, fechando a goleada.

Confira os jogos da 12ª rodada do Campeonato Espanhol:.

Sábado

Villarreal 1 x 1 Valencia
Almería 0 x 8 Barcelona
Real Madrid 5 x 1 Athletic Bilbao

Domingo

Espanyol x Hércules
La Coruña x Málaga
Osasuna x Sporting Gijón
Levante x Racing Santander
Sevilla x Mallorca
Real Sociedad x Atlético de Madri

Segunda-feira

Getafe x Zaragoza

Renato e Diego Maurício brilham no dia da 'consciência rubro-negra': 2 a 1

Com dois gols na etapa inicial, Renato e Diego Maurício transformaram o dia da consciência negra em dia da 'consciência rubro-negra'. A diretoria fez promoção, o técnico convocou, a torcida correspondeu e os jogadores, apesar do nervosismo, não decepcionaram. Pior para o Guarani, que, derrotado por 2 a 1, agora se vê à beira do rebaixamento (veja o vídeo com os gols). Queda que o Flamengo, com 43 pontos, já começa a olhar como uma ameaça distante.

O time de Vanderlei Luxemburgo não pode mais ser ultrapassado pelo Prudente, já rebaixado, e pelo Goiás. Para ficar atrás do Guarani, o Flamengo precisaria perder os dois últimos jogos, com o Bugre vencendo ambos.

No próximo domingo, o time de Vanderlei Luxemburgo enfrenta o Cruzeiro, às 17h, em Volta Redonda. No mesmo dia e horário, o Guarani pega o Grêmio no Brinco de Ouro. Depois de enfrentar um time que luta para ir à Libertadores, o Bugre fecha o Brasileiro no Rio, contra o Fluminense, que sonha com o título. O último adversário do Flamengo é o Santos, que não tem nada a ganhar ou perder.

A equipe de Campinas está em 18º lugar. Como Avaí e Atlético-GO se enfrentam neste domingo, O Flamengo ou termina a rodada em 13º, com três pontos de distância da zona de rebaixamento, ou em 14º, porém com cinco acima do Z-4.

Equipe e torcida rubro-negra bipolares no primeiro tempo

O jogo parecia que seria tranquilo para o Flamengo. Logo na saída de bola, o time se mandou ao ataque para pressionar o Guarani. Na primeira falta, aos dois minutos, Renato lembrou Petkovic em 2001 e acertou perfeito chute de efeito, tirando completamente a bola da barreira e do goleiro Emerson: 1 a 0 e loucura no Engenhão.

Mas o que seria uma benção para os rubro-negros acabou virando castigo. O gol relâmpago inverteu rapidamente a tônica do jogo. De uma hora para outra, foi o Guarani quem passou a pressionar. À beira do gramado, Vanderlei Luxemburgo se desesperava, temendo o pior. E o empate não demorou. Aos 13, Welington cometeu falta próximo à linha de fundo. Baiano, bateu para a área, mas nem foi preciso desvio. A bola quicou e Marcelo Lomba aceitou: 1 a 1. Alguns torcedores gritaram o nome de Bruno.

Exaltar o goleiro preso foi apenas uma das inúmeras reações de instabilidade rubro-negra. O gol transformou o Engenhão em um caldeirão de nervosismo. Lomba passou a ser vaiado até em tiro de meta. Kleberson, com toda sua experiência, assustou-se ao ficar livre na área e chutou fraco, desperdiçando ótima chance, aos 15. Renato bateu falta aos 18, mas nem de longe lembrou o cobrador milimétrico do primeiro gol. Isolou. Aos 31, Diogo recebeu passe açucarado, mas errou o domínio. No contra-ataque, Mazola arrancou, deixou Willians para trás e caiu na área pedindo pênalti. O cenário era favorável ao Guarani.

A sorte do Flamengo é que o destino já tinha dado uma mãozinha. O veloz Diego Maurício entrou no lugar do pesado Deivid, que saiu reclamando de dores no tornozelo, aos 21. Pouco depois, aos 33, Diogo errou mais uma jogada, mas acertou involuntariamente. A tentativa de drible parou no bico da chuteira do zagueiro e sobrou limpa para Diego Maurício soltar a bomba, colocando novamente o Flamengo em vantagem.

O clima no estádio voltou a ser de euforia, e o ambiente se refletiu no time. Aos 38, Renato fez linda jogada e por pouco não marcou o terceiro. Os passes eram mais curtos, cadenciados. Até Lomba recebeu aplausos.

A tensão passava a vestir verde. Mazola se jogou duas vezes tentando cavar mais uma chance de falta com Baiano. Apodi se irritou com Diogo. Vagner Mancini reclamou que os gandulas passaram a demorar na reposição das bolas. O Flamengo fazia o tempo passar à espera do intervalo.

Tensão de sobra e chances raras na etapa final

O segundo tempo começou nervoso como o primeiro. O Guarani tentava acelerar o jogo, mas errava passes simples. O mais perigoso continuava sendo Mazola, constantemente parado com falta.

Mancini, que já havia colocado Mário Lúcio no lugar de Diego Barboza, mudou mais uma vez e substituiu Preto por Paulinho. Luxemburgo respondeu colocando Marquinhos no lugar de Kleberson, que saiu irritado, fazendo cara feia no banco de reservas. O pentacampeão não era o único perdendo a cabeça. Juan e Renato discutiram ásperamente em campo após um erro do time pelo lado esquerdo. Lomba, mesmo sem as sonoras vaias da etapa inicial, continuava assustado. Em falta cobrada por Baiano, socou para frente uma bola defensável.

O Flamengo atacava bem menos do que na etapa inicial. O Guarani aproveitava os espaços, adiantava a marcação, tentava mostrar força. Num raro contra-ataque permitido, Diego Maurício recebeu amarelo por simulação de pênalti, aos 21.

A torcida rubro-negra percebia que o momento era verde e tentava intimidar os rivais na base do grito. Não dá para dizer se a pressão da arquibancada teve ou não influência, mas fato é que Maycon saiu com bola e tudo em uma tentativa de arrancada pela esquerda, aos 25. Lance bisonho, que resume as pernas bambas em campo.

Pensando nisso, Luxemburgo compensou a saída de Kleberson colocando Petkovic no lugar de Diogo, que não vinha bem. Claramente o objetivo era dar mais cadência ao jogo e melhorar o passe, mas aconteceu o contrário. Em sua primeira jogada, o sérvio não passou nem cadenciou. Tentou fazer gol de placa, arrancando até ser desarmado na área. A torcida delirou.

Em sua última cartada, Mancini sacou Mário Lúcio e colocou Pablo, de 17 anos, que entrou dando trabalho. Em uma troca de passes do garoto com Mazola, surgiu uma falta que Baiano mais uma vez jogou na área. Aílson subiu e cabeceou com perigo, para fora, aos 36. Os rubro-negros prenderam a respiração.

Pouco depois, Marquinhos e Angelim tiveram duas boas chances de ampliar. Mas a torcida que lotou o Engenhão não estava ligando a mínima para o saldo. Queria apenas o apito final e os três pontos preciosos para um fim de ano sem choro.

FLAMENGO 2 X 1 GUARANI
Marcelo Lomba, Léo Moura, Welington, Ronaldo Angelim e Juan; Maldonado, Willians, Kleberson (Marquinhos) e Renato; Diogo (Petkovic) e Deivid (Diego Maurício)Emerson, Apodi, Aislan, Aílson e Márcio Careca, Maycon, Baiano, Preto (Paulinho) e Diego Barboza (Mário Lúcio) (Pablo); Mazola e Geovane.
Técnico: Valderlei LuxemburgoTécnico: Vagner Mancini
Gols: Renato, aos 2, Baiano, aos 13, e Diego Maurício, aos 31 do primeiro tempo
Cartões Amarelos: Léo Moura, Juan, Willians, Diego Maurício (Flamengo), Preto e Geovane (Guarani)
Renda: R$ 387.940,00 Público: 34.932 pagantes(39.720 presentes)
Estádio: Engenhão. Data: 20/11/2010 Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF). Auxiliares: Cesar Augusto de Oliveira Vaz (DF) e João Antonio Sousa Paulo Neto (DF)

Grêmio vence o Atlético-PR e ingressa pela primeira vez no G-4

Da zona de rebaixamento ao G-4 em dezenove rodadas. É o Grêmio de Renato Gaúcho. Neste sábado à noite o tricolor venceu o Atlético-PR por 3 a 1, no Olímpico, e chegou provisoriamente à 4ª colocação no Brasileirão 2010.

Na 17ª rodada o Grêmio estava entre os rebaixados. Agora, na 36ª, ingressa na zona de classificação à Libertadores pela primeira vez. Com 57 pontos os gremistas ultrapassam o próprio Atlético-PR, que vai para o 5º lugar, um ponto atrás.

A permanência do Grêmio no G-4 ainda neste final de semana depende de insucesso do Botafogo, que tem 56, e enfrenta o time reserva do Inter às 17h de domingo, no Rio de Janeiro.

Na próxima rodada o Grêmio visita o Guarani, em Campinas, às 17h de domingo. No mesmo horário o Atlético-PR também joga fora de casa, contra o Ceará, em Fortaleza.

Pressão e nervosismo

O primeiro tempo pode ser dividido em duas partes. Predomínio do Grêmio até os 18 minutos, quando o Atlético-PR empatou. A partir daí, muitas faltas, discussões com o árbitro Sálvio Spínola, e poucas oportunidades.

Houve grande contraste. Com muita velocidade nas transições ofensivas, o Grêmio obrigou os visitantes a se entrincheirar na área guarnecida por Neto, goleiro atleticano que desde o início precisou salvar a equipe em conclusões de André Lima e Lúcio.

Por merecimento, o primeiro gol não tardou. Aos 13, Fábio Rochemback recuperou a bola, Douglas lançou, André Lima fez a assistência de cabeça, e o zagueiro Neuton deixou o marcador no chão antes de marcar: Grêmio 1 a 0.

Cinco minutos depois, entretanto, o próprio Neuton cometeu pênalti em Guerrón. Paulo Baier cobrou forte, no meio do gol, e empatou. Interessado na igualdade, o Atlético-PR conseguiu arrefecer a velocidade inicial tricolor e equilibrou o confronto.

IIrritados com as decisões do juiz, jogadores e torcedores do Grêmio passaram a se preocupar mais com protestos - dois pênaltis foram reivindicados; e no lance que originou o gol atleticano, os gremistas pediram falta. Em contra-ataques, o Atlético-PR quase virou ainda no primeiro tempo. Lúcio respondeu acertando o travessão.

Maestro, de volta

Quando a delegação do Grêmio chegou ao Estádio Olímpico, Douglas foi o último a desembarcar do ônibus azul personalizado. E desceu as escadas rumo ao vestiário sob aplausos e gritos de incentivo.

Criticado pelo erro que proporcionou o gol da vitória argentina sobre a Seleção Brasileira em amistoso disputado na última quarta-feira, o camisa 10 da equipe retribuiu o apoio transmitido pelos tricolores.

Aos 11 do segundo tempo, cobrando pênalti, Douglas recolocou o Grêmio à frente. Conhecido por 'Maestro', Douglas tirou Neto do enquadramento das fotografias. Mas desta vez a jogada foi contestada pelos atleticanos. Edilson recebeu de Rochemback, tabelou com Júnior Viçosa e caiu na área. Sálvio marcou, sem titubear.

Sérgio Soares tentou o empate, desfez o sistema tático 4-2-3-1 e apostou no 4-3-3, com a entrada de Maikon Leite - recuperado de lesão após três meses. O Grêmio se manteve no 4-4-2, pouco mais recuado, para sair em contra-ataques.

Bem sucedido na estratégia, o Grêmio conseguiu manter a vitória construída com gols de Neuton e Douglas. E ainda teve tempo de ampliar. Aos 43, Diego recebeu na intermediária, cortou para a perna esquerda e chutou rasteiro, no canto: 3 a 1. Em jogada de Douglas.

GRÊMIO 3 X 1 ATLÉTICO-PR
Victor; Edilson (Ferdinando), Paulão, Neuton e Fábio Santos; Fábio Rochemback, Adilson, Lúcio e Douglas (Gilson); Júnior Viçosa (Diego) e André Lima.Neto; Wagner Diniz (Maikon Leite), Manoel, Rhodolfo e Paulinho; Chico, Deivid, Paulo Baier, Branquinho (Ivan González) e Guerrón; Nieto.
Técnico: Renato Gaúcho.Técnico: Sérgio Soares.
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Dia: 20/11/2010. Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (Fifa/SP), auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e Vicente Romano Neto (SP).
Gols: Neuton (Grêmio), aos 13m; Paulo Baier (Atlético-PR), aos 18m, no primeiro tempo. Douglas (Grêmio), aos 13m, e Diego (Grêmio), aos 43m, no segundo tempo.
Cartões amarelos: Neuton (Grêmio); Nieto, Manoel, Branquinho, Wágner Diniz, Rhodolfo, Paulo Baier, Chico, Guerrón e Deivid (Atlético-PR).
Público: 27.044 pagantes. Renda: R$ 573.658,50.