domingo, 13 de março de 2011

Diretor do Clube dos 13 desafia dissidentes

Diretor-executivo do Clube dos 13, Ataíde Gil Guerreiro adotou um tom provocador para comemorar o resultado da licitação para a transmissão televisiva do Campeonato Brasileiro entre 2012 e 2014. Em entrevista na sede da entidade, em São Paulo, o dirigente questionou os clubes dissidentes e desafiou Grêmio, Coritiba, Corinthians, Palmeiras, Santos, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo e Cruzeiro a buscarem uma melhor proposta com a Rede Globo.

"Reconhecemos que ela fez muito pelo futebol, mas foi muito bem remunerada para isso. O que dissemos foi o seguinte: Rede Globo, concorra e ganhe. Estamos satisfeitos com o trabalho que você fez. Mas você tem que fazer dentro das regras estabelecidas pelo Cade (Conselho Administrativo de Direito Econômico). E por alguma razão, que nós não conseguimos entender, os clubes acham que mesmo com valor inferior, a Rede Globo é mais importante", assegurou.

Até aqui, mesmo vencendo a licitação com uma oferta de mais de R$ 1,5 bilhão, a Rede TV! não tem a transmissão dos Brasileiros assegurada. Enquanto parte das equipes segue filiada ao Clube dos 13, outros dez tentam negociar em separado. O C13, por sua vez, questiona a desfiliação e alega ser o único órgão habilitado a negociar o direito de transmissão da competição.

Demonstrando inconformismo com a postura das dez equipes responsáveis pelo racha, Ataíde Gil Guerreiro apontou a negociação atual como um momento de mudanças importantes para o Campeonato Brasileiro. "Já era hora de mudar? Já tinha que ter mudado há muito tempo", afirmou, com um cenário apocalíptico à vista. "Ou nós fazemos o futebol forte, ou acabamos com o futebol."

Guerreiro ainda afirmou que a entidade que representa os clubes seguiu as regras impostas pelo Cade em acordo. Além disso, assegurou que os valores da negociação da RedeTV!, se confirmados, serão importantes para todas as equipes, argumentando a favor de um desfecho.

"Esse é o maior contrato feito nas Américas. Está equiparado ao grandes contratos das ligas europeias, e esses R$ 300 milhões serve para sanar os problemas atuais dos clubes. Os clubes reclamam que têm uma série de compromissos a saldar. O presidente (do C13, Fábio Koff) disse que tem clubes comprometidos com valores de 2011, mas também de 2012", afirmou.

Entenda a confusão no Clube dos 13:

No ano passado, o Cade entrou em acordo com o Clube dos 13 e proibiu que a Rede Globo, atual detentora, tivesse privilégio de cobrir a maior oferta pelos direitos do Brasileiro.

Para cumprir o pedido, a entidade dos clubes criou uma série de regras para a licitação dos Brasileiros dos próximos três anos anos, mas alguns times ficaram temerosos em perder a parceria com a emissora de maior audiência do Brasil.

O Corinthians, de Andrés Sanchez, foi o primeiro a reclamar do processo e anunciou que iria negociar de forma separada, além de requisitar a saída do Clube dos 13.

Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Grêmio, Coritiba, Santos e Cruzeiro saíram em seguida. Insatisfeita também com o processo, a Globo optou por deixar a licitação e negociar com os times de forma separada.

Nesta sexta-feira, foi a vez de a Record anunciar a desistência em nota oficial emitida momentos antes do anúncio na sede do Clube dos 13. No documento, a emissora alegou que a concorrência dividiu a entidade e que alguns clubes "indicam que têm acordos pré-acertados com outra emissora".

Assim, avisou que "não aceita participar de um jogo com cartas marcadas". Com isso, a RedeTV! se tornou a única emissora que restou no processo e foi a vencedora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário