quarta-feira, 9 de junho de 2010

Ataque é maior preocupação de Dunga antes da estreia

A defesa da seleção brasileira é reconhecida como uma das melhores do mundo e promete ser uma forte arma durante a Copa. Por isso mesmo, o técnico Dunga parece estar mais preocupado em acertar o ataque do Brasil durante esse período de preparação para a disputa do Mundial da África do Sul. É o que pode ser visto nos treinos que têm sido feitos até agora em Johannesburgo.

Enquanto a defesa não parece ser problema para Dunga, o ataque brasileiro ainda não atingiu o nível ideal nessa fase de preparação para a Copa. Nos três treinos coletivos que a seleção realizou desde que desembarcou na África do Sul, o time titular não marcou nenhum gol. O aproveitamento dos jogadores também tem sido ruim nos trabalhos específicos de finalizações.

No amistoso contra o Zimbábue, na última quarta-feira, o Brasil marcou três vezes na vitória por 3 a 0, mas o adversário era muito fraco. Depois, diante da também inexpressiva Tanzânia, na segunda, o aproveitamento já foi melhor, com a goleada brasileira por 5 a 1. Mas Dunga sabe que ainda é preciso evoluir até a estreia, pois a dificuldade é bem maior em jogos de Copa do Mundo.

Uma das razões para o problema é a falta de adaptação à bola oficial da Copa, que tem sido muito criticada pelos jogadores brasileiros. Diante disso, Dunga tem dado prioridade aos treinos ofensivos durante a preparação, fazendo muito pouco trabalho específico para a defesa. Assim, ele espera melhor a produtividade do ataque até a estreia na Copa, marcada para a próxima terça.

Um fator que pode complicar o ataque brasileiro na África do Sul é a falta de experiência dos quatro atacantes convocados por Dunga: três deles nunca disputaram uma Copa do Mundo - a exceção é Robinho, que foi reserva em 2006. Para completar, Luís Fabiano, que é a principal esperança de gols do time, ainda está fora da forma ideal, depois de sofrer recente contusão muscular.

Mas Dunga ainda tem mais uma semana de preparação para conseguir melhorar o poderio ofensivo da seleção. Mesmo porque, o Brasil deverá enfrentar uma forte retranca na estreia da Copa contra a Coreia do Norte, no estádio Ellis Park, em Johannesburgo, e os atacantes precisam estar inspirados para marcarem os gols que darão a vitória aos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário