Atual campeã do mundo, a seleção da Itália empatou com o Paraguai por 1 a 1, nesta segunda-feira, na abertura do Grupo F do Mundial da África do Sul. Os tetracampeões chegaram a levar um susto ao levar o primeiro gol, mas reagiram e garantiram o empate no segundo tempo, na partida disputada no estádio Green Point, na Cidade do Cabo.
O resultado deixou as duas seleções com um ponto cada na chave. Nova Zelândia e Eslováquia, que também integram o grupo, farão sua estreia na manhã desta terça, em Rustemburgo.
Itália e Paraguai voltarão a campo no próximo domingo, pela segunda rodada desta fase inicial. Os sul-americanos vão enfrentar a Eslováquia, em Bloemfontein. Mais tarde, os europeus terão pela frente a frágil Nova Zelândia, em Nelspruit.
O JOGO - Sob leve chuva, os atuais campeões mundiais entraram em campo com duas mudanças no meio de campo. Pirlo, lesionado, foi substituído por Claudio Marchisio, que jogou ao lado de De Rossi, Montolivo e Pepe. Gattuso, um dos remanescentes do título de 2006, ficou no banco de reservas.
Esta nova formação do técnico Marcelo Lippi deu resultado no início da partida e surpreendeu o Paraguai. Os italianos começaram melhor, exibindo uma postura mais ofensiva, o que deixou a defesa paraguaia sem reação.
A Itália atacava com consistência, com até cinco jogadores no setor. Iaquinta formava dupla com Gilardino, amparados pelo lateral Criscito pela direita e Pepe, pela esquerda. No meio, Marchisio e De Rossi chegavam com perigo, para surpresa dos paraguaios.
Acuado, a equipe sul-americana mostrava dificuldade para se desvencilhar do meio de campo italiano e chegar ao ataque. O time só conseguiu se aproximar do gol de Buffon aos 15 minutos, em tentativa frustrada de Valdéz, que formou dupla de ataque com Lucas Barrios - Roque Santa Cruz foi preterido, como vinha acontecendo nos últimos treinos do técnico Gerardo Martino.
Aos poucos, o Paraguai começou a se soltar em campo e deixou a partida mais movimentada. O jogo ficou mais equilibrado, inclusive na posse de bola, com 50% para cada lado. Aos 20 minutos, Riveros cabeceou com perigo no gol de Buffon, em cobrança de escanteio. A bola desviou na zaga e foi para fora.
Na sequência, Montolivo puxou rápido contra-ataque, mas finalizou fraco e rasteiro, facilitando a defesa do goleiro Villar. Um minuto depois foi a vez de Torres surpreender a defesa italiana, ao surgir por trás e bater de fora da área, à esquerda de Buffon.
Com a partida cada vez mais equilibrada, a bola só balançou em jogada de bola parada. Aos 38 minutos, o mesmo Torres cobrou falta na área e o zagueiro Alcaraz subiu mais alto que dois marcadores italianos, cabeceando para o fundo das redes. Foi o primeiro gol do jogador com a camisa da seleção paraguaia.
No segundo tempo, a Itália voltou com uma mudança na defesa. Campeão na Copa da Alemanha, Buffon foi substituído por Federico Marchetti, em razão de uma suposta lesão muscular. O goleiro reserva, porém, demorou para ser acionado. A seleção paraguaia manteve o bom ritmo no segundo tempo, mas teve problemas nas finalizações. Aos 9 minutos, Barrios pegou rebote dentro da área e bateu cruzado, rente à trave. Aos 22, Santana invadiu a área, mas pegou mal na bola e mandou longe do gol.
Os italianos foram mais eficientes. Na beira do gramado, Lippi surpreendeu e deixou sua equipe mais ofensiva, baseada no trio formado por Pepe, mais adiantado, Iaquinta e Di Natale (substituto de Gilardino). Os europeus levavam mais perigo e não demoraram para chegar ao empate.
E a igualdade veio em lance de bola parada, assim como aconteceu no gol paraguaio. Após cobrança de escanteio pela esquerda, De Rossi aproveitou vacilo do goleiro Villar, que saiu mal do gol, e completou para as redes, por baixo, entre dois zagueiros, aos 17 minutos.
Ameaçado pelo empate italiano, o Paraguai também fez mudanças. Roque Santa Cruz e Cardozo entraram em campo, renovando o ataque. Contudo, o adversário mostrou superioridade nos minutos finais e esteve mais perto do segundo gol.
Montolivo, em finalização de longe, ameaçou o gol adversário. A Itália se manteve no ataque e pressionou com dois escanteios seguidos. A sequência ofensiva assustou o goleiro Villar, mas não evitou o empate na estreia.
Ficha Técnica:
Itália 1 x 1 Paraguai
Itália - Gianluigi Buffon (Federico Marchetti); Gianluca Zambrotta, Giorgio Chiellini, Fabio Cannavaro, Domenico Criscito; Daniele De Rossi, Riccardo Montolivo, Claudio Marchisio (Mauro Camoranesi), Simone Pepe; Vincenzo Iaquinta e Alberto Gilardino (Antonio Di Natale). Técnico: Marcelo Lippi.
Paraguai - Justo Villar; Claudio Morel, Paulo Da Silva, Jonathan Santana, Aureliano Torres (Jonathan Santana); Carlos Bonet, Enrique Vera, Victor Caceres, Cristian Riveros; Nelson Valdéz (Roque Santa Cruz), Lucas Barrios (Oscar Cardozo). Técnico: Gerardo Martino.
Gols - Alcaraz, aos 38 minutos do primeiro tempo. De Rossi, aos 17 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos - Camoranesi (Itália); Cáceres (Paraguai).
Árbitro - Benito Archundia (MEX).
Público - 62.869 espectadores.
Local - Estádio Green Point, na Cidade do Cabo (África do Sul).
segunda-feira, 14 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário