sexta-feira, 9 de julho de 2010

Brasil pode ser dividido em 4 regiões durante a Copa 2014

Imagem privilegia o verde e amarelo

Ricardo Teixeira não quis explicar os detalhes dessa possível divisão, mas admitiu que a ideia foi levantada por causa das dimensões continentais do Brasil. "Seria para evitar um grande transporte de torcedores de um lado para outro, por causa das grandes distâncias que nós temos (no País). Mas isso ainda está sendo estudado", afirmou o dirigente. Ele adiantou, no entanto, que a seleção brasileira ficará concentrada no Rio de Janeiro, onde a CBF pretende construir um novo centro de treinamento.

Ao todo, 12 cidades brasileiras irão receber jogos da Copa: Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Cuiabá, Salvador, Natal, Fortaleza, Recife e Manaus. E a expectativa é de que mais de 600 mil estrangeiros visitem o País durante a competição. Assim, com essa possível divisão em quatro regiões, cada uma das 32 seleções participantes ficaria concentrada numa área específica, sem ser obrigada, por exemplo, a fazer uma partida no Nordeste e outra no Sul.

DISCORDÂNCIA - Durante a entrevista desta quinta, Ricardo Teixeira não quis falar sobre o futuro da seleção brasileira, que ainda está sem treinador para iniciar a preparação para a Copa de 2014. Mas ele rebateu a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que criticou o continuísmo no comando da CBF. "Respeito profundamente e democraticamente o que o presidente Lula acha de reeleição, apesar de discordar", afirmou o dirigente, que está no cargo desde 1989.

LOGO - O logo para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, enfim foi revelado nesta quinta-feira. Em evento na África do Sul, o Comitê Organizador Local (COL) apresentou o emblema oficial em festa com celebridades e muita música. A logomarca foi inspirada na própria taça de campeão do mundo da Fifa. O desenho reproduz o troféu com mãos entrelaçadas nas cores verde e amarelo, com 2014 escrito em vermelho - a imagem teve aprovação de notáveis como o arquiteto Niemeyer e a modelo Gisele Bündchen.

Estiveram presentes no evento na África o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da CBF e do COL, Ricardo Teixeira, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter. "Agora é hora do Brasil entrar em campo" declarou Teixeira no discurso de apresentação do logo. "Em 2014 teremos um time de 190 milhões de brasileiros transformando a Copa numa grande festa, com música e alegria. Acreditamos nesse espírito brasileiro. Será uma apresentação impecável e inesquecível".

Lula também declarou que está muito contente pelo fato de o País receber o evento. "Estamos fazendo uma festa para iniciar outra Copa do Mundo", afirmou o presidente. "Não serei mais presidente depois de 1.º de janeiro de 2011, mas continuarei brasileiro e vocês poderão contar comigo para ajudar no que for necessário. Vamos fazer a melhor Copa de todas".

A Fifa prevê arrecadar R$ 2,8 bilhões só com a venda do emblema e dos direitos comerciais - recorde para os cofres da entidade. "O samba brasileiro dará um ritmo diferente ao africano", declarou Blatter. "Estamos felizes por realizar uma Copa na América do Sul. Tudo o que o futebol fez na África também fará no Brasil".

A cerimônia na África no Sul marca o início da contagem regressiva para a Copa no Brasil. De acordo com os organizadores tudo está dentro do planejamento, com exceção da definição do estádio de São Paulo para o Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário