quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Após 4 anos, Brasil garante vaga no Mundial de Clubes

A vitória do Chivas Guadalajara sobre a Universidad do Chile por 2 a 0, na noite desta terça-feira (3), colocou novamente um representante brasileiro no Mundial de Clubes da Fifa, que acontecerá em dezembro na cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O Brasil não classificava um clube para a competição desde 2006.

Como o time mexicano representa a Concacaf (Américas do Norte e Central e Caribe) e é apenas um convidado da Conmebol, não tem direito a uma vaga no Mundial mesmo que vença a decisão da Copa Libertadores. Assim, quem passar da semifinal entre São Paulo e Internacional garante uma vaga na competição de Abu Dhabi.

Curiosamente, as duas equipes foram as últimas duas representantes brasileiras no Mundial de Clubes. O Internacional faturou o título em 2006 ao vencer o Barcelona na decisão, enquanto o São Paulo foi campeão em 2005 ao superar o Liverpool na final. Nos últimos anos, os representante sul-americanos foram Boca Juniors, LDU e Estudiantes, todos derrotados no jogo decisivo.

Na edição deste ano do Mundial de Clubes, quatro equipes já estão definidas: Inter de Milão (Itália), Pachuca (México), Al Wahda (Emirados Árabes) e a grande surpresa desta edição, o Hekari United (Papua-Nova Guiné). Além do representante sul-americano, faltam ainda definir os campeões asiático e africano.

O Internacional venceu o São Paulo no primeiro jogo por 1 a 0, no Beira-Rio. Agora, as duas equipes se enfrentam no Morumbi, nesta quinta-feira, para garantir o quinto classificado no Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário