quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Com bom segundo tempo, Sport volta a vencer após quatro jogos

Depois de um primeiro tempo apático, o Sport acordou na etapa final e voltou a vencer na Série B do Campeonato Brasileiro (2x1) após quatro jogos. Mesmo com o primeiro gol resultando de um lance irregular - não houve pênalti - o mérito do time rubro-negro não pode ser relegado, que mereceu marcar até mais gols. Os três pontos fizeram o Leão subir para a 15ª posição.

O Sport ensaiou uma pressão nos minutos iniciais, tanto que aos cinco minutos, o time da casa já finalizara duas vezes - uma com Ciro e outra com Eduardo Ramos. Nas duas oportunidades, a bola ficou nas mãos de Wilson. Mas quem pensava que isso seria o tom da etapa enganou-se. Alguns erros já tradicionais, voltaram a aparecer.

O primeiro deles foi a falta de pegada no meio de campo. Os jogadores do Figueirense tocavam a bola com relativa facilidade até a intermediária do Leão. Além de facilitar o trabalho do adversário, essa postura deixava sempre o time da casa mais longe do campo de ataque.

Com isso, as jogadas de ataque foram rareando pouco a pouco, dando lugar a lançamentos longos, invariavelmente sem efeito. A única maneira seria na jogada individual. Ciro tentou aos 17 minutos mas o goleiro Wilson saiu bem e evitou a finalização do atacante leonino.

Cada vez menos ambicioso o Sport, na mesma proporção, cedia espaço ao adversário. Com calma para armar as jogadas o Figueirense conseguiu levar perigo pela primeira vez com um chute de fora da área. Aos 40 minutos, Maicon mandou e Magrão quase deixou a bola escapar. Defendeu em dois tempos. Dois minutos depois, na cobrança de escanteio, a bola foi desviada no primeiro pau e Jeovânio, quase em cima da linha, mandou para o fundo das redes de cabeça. Já nos acréscimos, aos 47, Willian cabeceou para fora quando estava cara a cara com Magrão.

Para a volta do segundo tempo, o técnico Geninho resolveu reforçar o sistema defensivo com a entrada de um zagueiro (Marcel) no lugar de um atacante (Nadson). E logo na primeira jogada de Marcel, antes de se completar o primeiro minuto, o Figueirense por pouco não ampliou. Willian entrou na área e só não fez porque Magrão saiu muito bem e impediu o gol.

Depois de algumas enfiadas perigosas do Figueirense, o Sport encaixou a marcação e conseguiu criar. Principalmente depois da entrada de Dairo no lugar do apagado Eduardo Ramos. Aos 17, Renato ajeitou para Ciro, que mandou no meio do gol, fácil para Wilson. Três minutos depois, Ciro novamente parou no goleiro catarinense.

Ele só conseguiu vencer o camisa um adversário com um lance polêmico. Aos 25, Ciro chutou e Wilson defendeu. Ao tentar sair jogando, Ciro tomou-lhe a bola, livrou-se de um adversário e chutou para o gol. Roger estava à frente, pôs as mãos para trás das costas mas a bola bateu em seu braço. Erradamente, o árbitro marcou pênalti. O artilheiro rubro-negro foi para a cobrança e chutou forte, no meio do gol.

O gol deu um ânimo que até então os leoninos não demonstraram na partida. Com mais posse de bola, o time da Ilha tirou o Figueirense de seu campo e passou a rondar sempre com perigo a área adversária. Foi aí que veio a virada. Aos 30, Dairo livrou-se de Coutinho e mesmo de longe aproveitou o mau posicionamento do goleiro para mandar no ângulo esquerdo: 2x1.

A virada abateu nitidamente o time visitante. O Sport aumentou mais o volume de jogo e utilizou bem os lados do campo para criar chances consecutivas de gol. Ciro teve uma grande chance aos 40, mas chutou para fora após driblar dois adversários. Um minuto depois foi a vez de Renato bater rasteiro e Wilson segurar.

CRAQUE - O gol marcado e a boa presença ofensiva fizeram com que o atacante Ciro fosse escolhido o craque do jogo pelos internautas do JC Online. O camisa nove do Sport obteve 77% dos votos, deixando para trás o goleiro Magrão, que recebeu 9% das indicações. O terceiro lugar ficou para Dairo, autor do gol da vitória, lembrado por 5% dos votantes.

Ficha do jogo:

Sport: Magrão; Renato, Igor, César e Dutra; Daniel Paulista (Zé Antônio), Germano, Eduardo Ramos (Dairo) e Élton; Nadson (Marcel) e Ciro. Técnico: Geninho.

Figueirense: Wilson; Lucas, João Filipe, Roger Carvalho e Juninho; Jeovânio, Coutinho, Maicon (Roberto) e Fernandes (João); Reinaldo e Willian (Marcelo Nicácio). Técnico: Márcio Goiano.

Local: Ilha do Retiro. Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL). Assistentes: Carlos Jorge da Rocha e Rondinelle dos Santos Tavares (ambos de AL). Gols: Jeovânio, aos 42 do primeiro tempo. Ciro, aos 25; Dairo, aos 30 do segundo. Cartões amarelos: Renato, Nadson, Roger Carvalho, Wilson e Maicon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário