quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Sport se atrapalha e escapa da derrota no fim do jogo

O Sport repetiu um filme bastante parecido com o que a torcida viu no dia 27 de julho: diante de um time tecnicamente inferior, o Leão não conseguiu vencer. O tropeço desta terça-feira (24) foi diante do Vila Nova, em jogo que terminou empatado por 0x0 graças aos erros no passe final do Sport, a expulsão de César aos 17 do segundo tempo, uma defesa milagrosa de Magrão aos 40 e uma bola de Davi acertada na trave, já nos acréscimos. No citado 27 de julho, o Sport perdeu para o Duque de Caxias (2x1), que na época, encontrava-se na zona de rebaixamento.

Nos primeiros minutos o Sport fez o que dele esperava sua torcida: povoou o campo de defesa do adversário e manteve a posse de bola. O problema foi o passe final, aquele que deixa o atacante em condições de marcar o gol. O jeito foi arriscar de longe como fez o lateral Mateus anos nove minutos. O goleiro Max fez grande defesa e mandou a escanteio.

Três minutos depois foi a vez de Ciro receber de Marcelinho Paraíba rolar para Ciro e ele obrigar o camisa 1 goiano a trabalhar novamente. O volume de jogo era satisfatório e as chances vinham sendo criadas e, inexplicavelmente, o Sport desarticulou-se.

Os zagueiros passaram a sair demais para o jogo e deixar a defesa descoberta. Com menos gente na retaguarda, a maioria das investidas do Vila eram paradas com faltas. Resultado: Renato, Igor e César com cartão amarelo. Na frente, Dairo parado e Ciro sem munição, não levavam tanto perigo quanto nos primeiros 15 minutos.

Nos dez minutos finais, o jogo ficou rigorosamente equilibrado, com o Vila Nova usando bem as laterais. O time visitante aproveitou bem a distância entre os setores o ocupou com inteligência o espaço vazio. Em dois contra-ataques, os alvirrubros chegaram com perigo.

O time da Ilha voltou para o segundo tempo com duas alterações que alteraram a formação tática. O atacante Wilson entrou no lugar do zagueiro Da Silva e Moisés assumiu o posto de Dairo. O Leão saiu do 3-5-2 para o 4-4-2. Novo esquema e velho futebol. Os rubro-negros continuaram com extrema dificuldade em romper o bloqueio do Vila. De seu lado, o time visitante não se fazia de rogado na hora de se defender.

A receita era usar a velocidade e quando, finalmente, os pernambucanos a utilizaram, criaram perigo para o goleiro Max. Aos 12 minutos, Élton recebeu de Renato e chutou com efeito. Max desviou o suficiente para a bola bater na trave e sair. Só que as coisas complicaram aos 17. César tomou o segundo amarelo e foi expulso.

Dos três zagueiros que iniciaram o jogo, apenas Igor estava em campo. Geninho não quis arriscar e "queimou" a última substituição ao acionar Montoya no lugar de Élton. Com isso, o treinador não tinha mais como alterar a forma de jogo. Seria apenas na base do grito, artifício que nunca dá certo.

O que deu certo foi o esquema do Vila Nova. Os goianos avançaram o meio de campo, o que resultou em: forçar erros dos zagueiros do Sport e ganhar quase todos os rebotes. Com sua inferioridade e apenas o já cansado Marcelinho Paraíba como único homem para armar o jogo, o Leão não conseguiu aproveitar para contra-atacar.

Contra-ataque era com o Vila, que só não abriu o placar aos 40 minutos porque Magrão fez um milagre. Depois de ganhar um rebote após falta cobrada por Marcelinho Paraíba, Roni recebeu dentro da área e o goleiro rubro-negro saiu bem para impedir o que seria o gol da derrota.

CRAQUE - Embora não tenha brilhado como na estreia, o meia Marcelinho Paraíba foi escolhido pelos internautas o craque do jogo com 32% dos votos. Autor do milagre que salvou o Sport no fim, o goleiro Magrão veio em segundo, com 23%. Ciro ficou em terceiro, com 16%.

Ficha do jogo:

Sport: Magrão; Igor, César e Da Silva (Wilson); Renato, Daniel Paulista, Élton (Montoya), Marcelinho Paraíba e Mateus; Ciro e Dairo (Moisés). Técnico: Geninho.

Vila Nova: Max; Cris, Mimica e Éder Lima; Juninho, Adilson, Davi Ceará (Max Santos), David e Thyago Fernandes (Jorge Henrique); Jorge Luís (Gil) e Roni. Técnico: Roberto Cavalo.

Local: Ilha do Retiro. Árbitro: Ítalo Medeiros de Azevedo (RN). Assistentes: Flávio Gomes Barroca (RN) e Vinícius Melo de Lima (RN). Gols: . Cartões amarelos: Da Silva, Renato, Roni, Juninho, Jorge Luís, Mimica, Gil, Éder Lima e David Ceará. Expulsão: César.

Nenhum comentário:

Postar um comentário