domingo, 15 de agosto de 2010

Santa Cruz vence Potiguar por 2x0 e agora só precisa de um empate

Num misto de felicidade e alívio para a emocionada torcida tricolor, o Santa Cruz voltou a ganhar em casa numa partida nacional ao vencer o Potiguar por 2x0 na tarde deste domingo (15), no Arruda, e assegurou sua permanência na disputa do Campeonato Brasileiro da Série D.

O time também foi favortecido pela vitória de 2x1 do CSA sobre o Confiança, atualmente o principal adversário do time coral na disputa. Com tanta emoção em jogo na embate válido pela penúltima partida do Grupo, pelo menos 12 tricolores receberam atendimento médico no Arruda, que recebeu um público total de mais de 25 mil pessoas.

O primeiro tempo da partida foi marcado por inúmeras chances de gols desperdiçadas pelo Santa Cruz, começando logo aos 3 minutos com Brasão, que teve boa oportunidade num cruzamento de Osmar, obrigando o goleiro Juan a cair no canto esquerda, na defesa, e também aos 9 minutos, quando o tricolor mandou para fora.

Mas a melhor oportunidade ocorreu aos 17 minutos, quando o juiz assinalou cobrança de pênalti num lance em que Jackson tocou no braço do jogador coral, animando a esperançosa torcida tricolor. Porém, na cobrança, aos 20 minutos, Brasão chutou fraco, ficando fácil para a defesa de Juan.

Depois do pênalti perdido, Brasão ficou mais discreto, mas o time apresentou outras chances de inaugurar o placar, como aos 24, quando Élvis chutou para fora numa passagem de Jackson, e aos 26, com Paulo César mandando a bola na trave numa cobrança de falta.

Mais perto do fim da etapa, o Potiguar ganhou maior espaço em campo a partir dos 25 minutos, e o melhor momento do time ocorreu aos 33, num ataque de Ítalo que obrigou Tutti a fazer bela defesa com a mão. Dois minutos depois, em jogada controversa, Kaká pediu pênalti, mas o juiz não deu, entendendo que foi apenas uma jogada normal, numa disputa de ombro com omobro. Aos 38 minutos, Puxa ficou cara a cara com o gol tricolor, numa indecisão de Leandro Cardoso e Tutti, no entanto acabou mandando a bola para fora. Com tantas bolas sem sucesso para ambos os times, o primeiro tempo terminou mesmo no 0x0.

REDE - O segundo tempo começou bastante corrido. E, a exemplo da etapa inicial, no primeiro ataque coral, Brasão chutou para a fora aos 2 minutos. Aos 4, foi a vez de Joélson chutar mal e mandar a bola para longe do gol. Aos 10, o goleiro potiguar defendeu ataque de Brasão, que chegou novamente perto do gol aos 19, quando, de cabeça, chegou perto de marcar o gol, com a bola tocando a rede pelo lado de fora.

Victor Hugo, que entrou no lugar de Jackson, imprimiu novo fôlego ao time coral ao mesmo tempo em que a torcida no Arruda recebia notícia de que o CSA empatava em 1 a 1 com o Confiança, o adversário do Santa Cruz na disputa pela vaga para a segunda fase do grupo A4.

Após várias tentativas, enfim, o Santa Cruz abriu o placar aos 22, numa cabeçada de Joélson. À frente no marcador, o Tricolor viu a situação ficar ainda melhor logo em seguida com a expulsão do capitão Puxa. Apesar do alívio para os tricolores, o Potiguar ainda deu susto. E logo depois, aos 30 minutos, numa cobrança de falta ensaiada na qual Jáckson subiu sozinho e mandou para perto do travessão. Aos 36, Élvis chutou para fora em uma boa chance de gol.

Mas a festa tricolor depois de mais de dois anos sem vitória em disputa nacional no Arruda ficou ainda maior quando o juiz assinalou o cobrança de pênalti para o Santa Cruz, num lance em que acabou com a expulsão de Jackson, do Potiguar. Na cobrança, Élvis marcou para fechar a vitória por 2x0 aos 45 minutos.

Melhor impossível? Nada! Quase que simultaneamente, chegou a informação da vitória do CSA, líder isolado do grupo, sobre o Confiança por 2x1, assegurando que, no próximo jogo, basta o Santa Cruz empatar para assegurar a vaga à fase seguinte.

CRAQUE - Com inúmeros chutes a gol, mesmo que mal-sucedidos, Brasão foi escolhido o craque do jogo pelos internautas que votaram no Placar Virtual, recebendo 34% dos votos. Em segundo, veio Joélson, acompanhado por Léo.

Na última rodada desta fase, o Santa Cruz enfrenta o líder CSA , no Rei Pelé, em Alagoas, próximo domingo (22) às 16h. No mesmo horário, o Potiguar recebe o Confiança no Leonardo Nogueira, em Mossoró (RN).

Ficha do jogo

Santa Cruz
Tutti, Osmar, Leandro Cardoso, Menezes, Dedé, Paulo César, Léo (Émerson Goiano), Élvis, Brasão (Souza), Jackson (Victor Hugo), Joélson. Técnico: Givanildo Oliveira

Potiguar
Juan, Diego (Afondo), Jackson, Puxa, Alemão, Climárcio (Gilliard), Rafael Potiguar, Silas, Ítalo, Paulinho (Éverton), Kaká. Técnico: Júnior Xavier

Gols:
Joélson [22 2T] e Élvis [45 2T], do Santa Cruz.
Cartões vermelhors:
Puxa [25 2T] e Jackson [44 2T], do Potiguar
Cartões amarelos:
Paulo César [17 1T] e Léo [6 2T] e [39 2T], no Santa Cruz.
Climárcio [18 1T] e Puxa [29 1T], no Potiguar.
Público total: 25.564
Renda: R$ 217.610.
Estádio: Arruda
Árbitro: Gleidson Santos de Oliveira (BA)
Assistentes: Luiz Carlos Teixeira e Marcos Welb Rocha, ambos da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário